“Um paciente não é só um paciente, é o amor da vida de alguém.”
Aline Cristina Monteiro Rossi nasceu em Catanduva, interior de São Paulo, e reside em Londrina desde 2009, ano em que foi aprovada no curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Em 2013, concluiu sua graduação e, desde então, construiu uma carreira sólida, marcada por formação contínua, dedicação e humanidade.
Psicóloga clínica, é titulada em Neuropsicologia pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e pela Academia de Neuropsicologia. Especialista em Psicopedagogia, Docência do Ensino Superior e Gerontologia (pelo Hospital Albert Einstein), também é Mestre em Psicologia pela UEL. Em 2024, teve um de seus trabalhos apresentados no Brain – Cérebro, Comportamento e Emoções, um dos maiores congressos da área, realizado no Rio de Janeiro.
Desde 2014, atua em consultório particular, hoje localizado na Av. Rio de Janeiro, 1500, sala 101, no Edifício Taquari, em Londrina. Ao longo dos anos, desenvolveu não apenas experiência técnica, mas também sensibilidade para escutar, acolher e transformar.
No início da carreira, trabalhou com homens em situação de rua. A experiência, desafiadora, ampliou sua visão de mundo e reforçou sua convicção no poder da Psicologia. “Pensei que comecei pela parte mais difícil. Mas fui imensamente grata por aprender tanto, logo de início, com histórias reais, profundas e intensas.”
A curiosidade, a escuta afetiva e a disponibilidade emocional sempre foram marcas de sua personalidade. Aline acredita que, por meio de intervenções bem aplicadas, é possível aliviar o sofrimento emocional, prevenir dificuldades comportamentais e ajudar cada indivíduo a compreender melhor a si mesmo — especialmente por meio da avaliação neuropsicológica.
Seus projetos futuros incluem o lançamento de um livro com base em sua pesquisa de mestrado, além de cartilhas informativas para adultos diagnosticados com TDAH, TEA e para familiares de pessoas com demências. Pretende, também, dedicar-se à supervisão e mentoria de colegas da área, promovendo uma Psicologia cada vez mais ética, humana e qualificada.
Conciliar trabalho e família exige organização, mas o apoio de seu marido, Thiago Rodrigues Rossi, e o contato frequente com os familiares ajudam a manter o equilíbrio. Após dez anos de formação acadêmica contínua, hoje, ela prioriza os encontros familiares e pequenos momentos de aconchego — como uma mesa de café recheada de quitutes. Seus hobbies incluem leitura de biografias, escrita diária e contemplação da natureza.
Entre os muitos casos marcantes de sua carreira, um em especial a emociona até hoje: o acompanhamento de uma paciente com diagnóstico de demência. Aline esteve ao lado da paciente e de sua família por anos, desenvolvendo estratégias que retardaram o avanço da doença e contribuíram para preservar sua identidade. Criou, inclusive, um diário com informações pessoais que serviu de referência quando a memória da paciente começou a falhar. “Oferecer dignidade e qualidade de vida mesmo em meio à perda progressiva foi uma experiência profissional e humana inestimável.”
Aline agradece à sua mãe, pelo esforço e exemplo, e ao marido, pela parceria diária e apoio incondicional. Estende sua gratidão a familiares, colegas e mestres que fizeram parte da sua trajetória, com carinho especial a Dra. Adna de Moura Fereli Reis, Dra. Maria Cristina Pandolfo, Dra. Priscilla Andrade e Dr. Rafael Negrão Ferreira, profissionais que admira e com quem compartilha valores e saberes.''