entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

BRUNO MONTOSA

ARQUITETURA

Architec Projetos Especiais

REDES SOCIAIS

Localização

LONDRINA PR

"Primeiro as pessoas, depois os espaços. Por último, os edifícios." Jan Gehl

Bruno Montosa é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Unifil, turma de 2008, e está à frente do escritório de arquitetura Architec Projetos Especiais. Seu foco principal é o mercado imobiliário, e o escritório surgiu dentro da construtora do seu pai, Rodney Garcia Montosa, a Montosa Construtora. “Nossa empresa tem 25 anos de atuação no mercado de Londrina. Com o recente falecimento do meu pai, as coisas se complicaram um pouco e hoje estou à frente das duas empresas. Estamos passando por um momento delicado de transição. Porém, o mais importante é levar o sonho dele adiante”, comenta. É casado com Ana Carolina Navarro Montosa, pai de três filhos, João, 5 anos, Joaquim, 3 anos, e Vicente, que ainda não completou seu primeiro ano.

O arquiteto revela ter optado pela profissão por influência do pai. “Sempre gostei de ir com ele visitar as obras e admirava seus desenhos. A possibilidade de me formar e trabalhar junto com meu pai, que já tinha um nome consolidado, influenciou de forma positiva. Posso afirmar que tive a honra de trabalhar ao lado dele por oito anos e aprender muito na prática da profissão.”

Suas maiores experiências na carreira foram projetos de grandes empreendimentos imobiliários, como o complexo empresarial Palhano Business Center, que é destaque na avenida Ayrton Senna. “O maior desafio foi o prazo de desenvolvimento do projeto, feito para uma grande incorporadora nacional, e convencê-los a fazer um projeto fora do padrão dos empreendimentos que eles estavam acostumados a lançar, pois Londrina merecia um empreendimento assim. No final, todos ficaram muito satisfeitos com o resultado, principalmente nós.”

Bruno afirma que, ao optar pela profissão, tinha como maior objetivo desenvolver empreendimentos e projetos diferentes, modernos, com arquitetura de qualidade. Ele acredita que Londrina tem aceitação e potencial para empreendimentos desse porte. “A cidade é muito jovem e sempre foi de vanguarda. Sinto-me capacitado para criar e adquirir conhecimento. A cada projeto concretizado, depois de um empreendimento entregue, tenho plena satisfação por saber que irá impactar a vida de tantas pessoas. Neste livro, homenageio o meu pai pela pessoa que ele foi para todos, principalmente para mim. Busco me espelhar sempre nele, no campo profissional e principalmente no pessoal, no trato com as pessoas.”

Seu escritório fica no Edifício Eurocenter, um importante projeto de seu pai. “Desde a compra do terreno, o projeto, a venda e a construção, tudo foi feito e acompanhado por ele. O escritório tem uma vista privilegiada da cidade e do Lago Igapó. Em termos de arquitetura, acredito que seja o prédio mais privilegiado da cidade. Trabalho a uma quadra de casa e faço o trajeto diariamente a pé. Além de não ficar preso no trânsito, tenho mais tempo para a minha família, que é base para tudo na vida.”

Ele fala sobre as expectativas profissionais. “O mercado imobiliário é muito conservador e passou por um grande momento. Muitos empreendimentos foram desenvolvidos com pressa e sem considerar o espaço público. São calçadas por onde você anda e só enxerga muro, andar a pé é um passeio monótono, somos surpreendidos por uma infinidade de carros que entram e saem desses novos edifícios. Na Gleba Palhano, é quase impossível andar a pé. As pessoas deixaram de ser prioridade, hoje o carro é o protagonista. Precisamos repensar e criar edifícios mais abertos para a rua, com lojas no térreo, jardins e espaços mais agradáveis. Os edifícios serão construídos de qualquer forma, pois existe demanda, mas devem ser mais bem pensados e projetados”, conclui.