entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

CLEONICE A. CARTOLARI FIGUEIREDO

PODOLOGIA

REDES SOCIAIS

Localização

LONDRINA PR

“Podologia, bem-estar e saúde para aquele que te carrega desde os primeiros passos.”

 

Cleonice A. Cartolari Figueiredo é enfermeira graduada pela Faculdade Pitágoras de Londrina, especialista em Tratamento de Feridas e técnica em Podologia pela Santa Casa de Londrina. Nasceu em Campina da Lagoa (PR) e é casada com Francisco Ilton Figueiredo. O casal tem três filhos: Luigi, 23 anos, Ludson, 21 anos, e Lucas, 12 anos, o caçula.

 

Ela conta sobre a profissão que exerce há 18 anos. “Não escolhi a minha profissão, fui escolhida por ela. Gostaria de ter me dedicado ao Direito, curso que meus filhos fazem hoje, porém, naquela época, não tive oportunidade e me casei cedo, deixando os estudos e a vida profissional em standy-by. A podologia surgiu após eu fazer um curso de cabeleireiro no Senac e descobrir que não tinha muita intimidade com o corte. Optei pela manicure, descobrindo a profissão de podologia. Apaixonei-me pela ideia de realmente tratar os problemas dos pés. Especializei-me nas podopatias, que são as doenças dos pés. Não tinha condições financeiras para fazer o curso que chegou a Londrina, então orei, e Deus me ouviu”, comenta.

 

Hoje, seu maior desafio é formar profissionais éticos e comprometidos com a saúde do paciente no curso superior de graduação em Podologia, no qual atua como coordenadora na UniFil. E sonha montar o ambulatório de feridas em membros inferiores em Londrina. “Porque o índice de amputações de pernas e pés é grande em nossa cidade”, revela.

 

Homenageia Flávio Eduardo Gagliardi e sua esposa, clientes que mencionaram a podologia pela primeira vez; Marcia Brenny, amiga que emprestou o dinheiro para o primeiro curso na área; Sandra Marcia, podóloga que é referência pela excelência do trabalho; e Lycurgo Tostes de Andrade (in memoriam), médico que a tornou especialista em pés diabéticos. “Agradeço em primeiro lugar a Deus, que me fez chegar até aqui, e a todas as pessoas que me incentivaram.” Seu consultório fica na rua Senador Souza Naves, 182, loja 3. Sempre que possível, participa de congressos e eventos, em especial o E[L1] ncontro das Estrelas na Podologia, que acontece em São Paulo.

 

“Espero no futuro o reconhecimento da profissão junto aos órgãos públicos e à população na área da saúde. E faz um apelo: “Presidente Temer, sancione a regulamentação da profissão dos podólogos”. Ainda recorda emocionada: “Quando me inscrevi no vestibular, perguntaram por que eu gostaria de fazer enfermagem. Respondi que o meu sonho era o superior de Podologia, porém, como o curso acontecia em São Paulo e eu não poderia fazê-lo, iria me preparar para estar à frente do curso quando viesse para Londrina. No dia em que assinei minha contratação na UniFil para coordenar o segundo curso superior de graduação em Podologia do Brasil e o primeiro do sul do país, fiquei emocionada e agradecida a Deus pela oportunidade”.

 


 [L1]Possivelmente o número muda a cada ano, então sugiro deixar sem.