entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

EDNALVA DE OLIVEIRA MIRANDA GUIZI

ENFERMAGEM

REDES SOCIAIS

Localização

LONDRINA - PR

" Ser enfermeira é uma profissão linda, porque a dedicação e o amor ao próximo, desde o cuidar até o ensinar, fazem a diferença. Ao longo da minha vida aprendi que o amor transforma, ilumina e direciona. Sou enfermeira com muito orgulho, dedico minha vida à profissão, sempre ensinando e me colocando no lugar do outro.”

 

A londrinense Ednalva de Oliveira Miranda Guizi é graduada em Enfermagem e Obstetrícia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (CESULON -1990); tem licenciatura em Enfermagem pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019), Especialização em Saúde Coletiva - Instituto Mineiro de Formação Continuada (2020), Especialização em Urgência e Emergência - Instituto Mineiro de Formação Continuada (2020), Especialização em Docência no Ensino Superior e Tutoria em Educação à Distância - Instituto Mineiro de Formação Continuada (2020),  Especialização em Educação em Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês (2014);  Especialização em MBA Suporte Avançado de Vida pelo Instituto de Ensino Superior de Londrina (INESUL - 2006); Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem - (Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ - 2002); Especialização em Didática e Metodologia de Ensino pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR- 1999); foi aluna especial no Mestrado de Educação - UEL. 

Casada com Adão Geraldo Guizi, mãe de Daniele Miranda Guizi Mathias, 25 anos; Alexsandro Miranda Guizi, 28 anos. Relata a sua trajetória. “O meu primeiro trabalho foi auxiliar de dentista. O incentivo partiu dos familiares e pessoas que trabalharam comigo. Muitos falavam que eu tinha o dom de cuidar das pessoas. Resolvi fazer enfermagem desde o curso de auxiliar de enfermagem, técnico em enfermagem e Enfermeira Obstétrica. Meu pai (Milton) e minha mãe (Maria), quando souberam que eu estava entrando em uma faculdade, deram-me apoio e incentivo. Muitas noites dormi com livros em cima de mim, meu pai levantava na madrugada para me posicionar melhor na cama. Para conquistar esta profissão tive que fazer sacrifícios, trabalhava em noites alternadas, estudava todos os dias integralmente. Saia de manhã para estudar e só retornava para casa no outro dia à noite. Para desenvolver os meus trabalhos, ficava um pouco na biblioteca estudando à noite, mas o cansaço e sono faziam com que eu adormecesse na mesa da biblioteca. Não tenho vergonha de falar disso e muito menos informar que em algum almoço, comia pão com manteiga, e as amigas que também trabalhavam, dividam comigo o alimento. E para tentar descansar um pouco, dormia 30 minutos sobre um lençol no chão da sala de aula.    A minha história profissional é de superação. Ensino, oriento, procuro fazer a diferença nos lugares. Ensino com responsabilidade e ética e exijo que meus alunos façam o melhor.”

Ednalva atua como profissional da área em enfermagem (auxiliar e técnico em enfermagem) desde 1983, como enfermeira formada está no mercado de trabalho desde 1990, como docente da enfermagem desde 1993, contabilizando mais de 30 anos no mercado de trabalho. Sobre as suas experiências e desafios ela relembra: “A minha maior experiência até hoje é difícil de falar, pois como enfermeira assistencialista, educadora, faço o trabalho de supervisão, coordenação e direção. Conclui o curso de enfermagem em 1990, e em seguida mudei para a cidade de Ponta Grossa/PR. Comecei a trabalhar no Hospital Santa Casa de Ponta Grossa em 1991. Pouco tempo de atuação como enfermeira chefe de unidade, fui convidada para ser Diretora de Enfermagem do Hospital, sendo este o meu primeiro desafio. A partir daí, nunca tive medo de novos desafios. Sempre me destaquei nos lugares que passo, e em todos locais, o meu trabalho é de grande responsabilidade. Até os dias de hoje a minha função é coordenar, supervisionar, educar.  Trabalhei no Hospital Santa Casa de Londrina - 1993 a 2004, desenvolvi um trabalho como enfermeira assistencialista, chefe de unidade, docente e supervisora de estágios de cursos técnicos de enfermagem; Diretora de Enfermagem do Hospital São Francisco de Cambé - 1994 – 1997, um período em que a organizei, planejei, e a sistematização da enfermagem foi de excelência.  Atuei no Centro de Educação Profissional Integrado, docente de 1997 – 2001, fui Coordenadora de Educação em Saúde e Coordenadora de Estágio - 2001 a 2019, Diretora de Ensino do Centro de Educação Profissional Integrado de 2008, atual responsável por autorização, renovação e reconhecimento de curso técnico.  Também estive no Instituto de Ensino Superior de Londrina (INESUL) - 2007 – 2010, Coordenadora Geral dos Estágios dos Cursos de Graduação e Tecnologia. Desde 2011 sou coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem do Inesul. Em 2015 -  2020 fui Assessora Pedagógica da Direção Geral do Inesul com a função de organizar os cursos juntamente com os coordenadores, acompanhar em visita do MEC, reestruturar o PPC de cursos de Graduação e Tecnologia.   Em 2020 assumi a função de Diretora da Coordenadoria de Extensão e Pesquisa do Inesul; Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Presidente da Mostra Científica do Inesul.  Na Secretaria de Saúde de Londrina atuei como Enfermeira da Unidade Básica de Saúde Itapoã. 

Na minha trajetória os desafios são grandes, mas nunca tive medo de aceitar e enfrentar. Em cada espaço que passei ou passo, eu cresço, eu aprendo, eu ensino, eu amadureço, e faço com excelência o meu trabalho, com ética, respeito e amor.  Sou humilde naquilo que não sei, mas tenho confiança no aprendizado e na determinação em executar o meu trabalho”, completa.

 Futuramente deseja concluir o mestrado em Educação, além de outros projetos. Tem várias especializações: Especialização em Saúde Coletiva - Instituto Mineiro de Formação Continuada  (2020), Especialização em Urgência e Emergência - Instituto Mineiro de Formação Continuada  (2020) , Especialização em Docência no Ensino Superior e Tutoria em Educação à Distância - Instituto Mineiro de Formação Continuada (2020)   ,  Especialização em Educação em Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês (2014);  Especialização em MBA Suporte Avançado de Vida pelo Instituto de Ensino Superior de Londrina (INESUL - 2006); Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem - (Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ - 2002);  Especialização em Didática e Metodologia de Ensino pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR- 1999).

A homenagem é para Deus, esposo, filhos e cunhada Dita. Concilia casa e trabalho, busca dar atenção a todos e revela que o trabalho profissional nunca interferiu nos afazeres. Gosta de viajar, ir a parques aquáticos, praia e música. E finaliza com momentos inesquecíveis: “Foram muitos, entre eles, quando fui homenageada com vários prêmios, quando descobri o dom para dar palestra da área de saúde, ao ser convidada para ser Diretora de Enfermagem em Hospital Santa Casa de Ponta Grossa. Lembro-me também da primeira publicação de um artigo na Revista de Saúde Pública Internacional assinado por mim. A partir daí publiquei outros artigos, recebi o diploma de mérito pelo trabalho.  Também me marcou ser convidada pela Editora Mondo para o Profissionais do Ano 2019.”