entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

HELEN DI MACEDO BRUNETTI

EDUCAÇÃO

Centro de Educação Infantil Meu Chocolate

REDES SOCIAIS

Localização

LONDRINA PR

“Um novo tempo na educação, a importância da educação na primeira infância”.

 

A londrinense Helen Flavia Di Macedo Brunetti é formada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, turma 2005. Casada com Alessandro Vinicius Brunetti, tem uma filha, Daniela Macedo Brunetti, 6 anos. A vocação pela carreira se revelou quando, ainda muito jovem, demonstrava paixão pelas relações com crianças e familiares. Ela relata: “Creio que na primeira infância são lançadas as bases do desenvolvimento humano, sendo assim um momento chave e único na formação não só de um cidadão mas de uma sociedade. Trabalhamos para oferecer uma educação de excelência, focando em aspectos do desenvolvimento integral da criança, aspectos da motricidade, cognição, socialização, linguagem e o emocional, além de sempre buscando a participação efetiva da família em todo processo. Nosso diferencial é ser uma escola onde a família encontra todo suporte e as ferramentas práticas para que as crianças tenham suas reais necessidades supridas nos primeiros anos da sua vida, sempre pautados pelos princípios cristãos”.

 

Para Helen, a construção de uma sociedade produtiva e próspera está diretamente relacionada com o investimento realizado nos primeiros anos de vida da criança. “São as bases que oferecem condições para que a criança se torne um adulto capaz, bem resolvido, com autonomia e equilíbrio.” A psicóloga tem especialização em Teoria Multifocal e Psicanálise na reconstrução da educação, com ênfase em Qualidade de vida, concluída em 2006 e referendada por Augusto Cury.

 

Ela trabalha no Berçário e Pré-escola Meu Chocolate, situado na rua Pistóia, 314, escola com 32 anos de atuação. No ano de 2017 o centro educacional desponta lançando o projeto bilíngue, tendo em vista a perspectiva de estudos que indicam que, por fatores biológicos e sociais, a melhor fase para aprender o segundo idioma é antes dos 7 anos de idade. Está comprovado que a partir dos 2 anos de idade as crianças já aprendem a segunda língua, e pessoas que têm o ensino de idiomas na primeira infância possuem mais facilidade de assimilação de outras disciplinas e de raciocínio.  É enfática ao declarar que é necessário trabalhar pesado na transformação da educação no Brasil para que os resultados medíocres deem espaço a um referencial de qualidade e eficiência. “Não somente do ponto de vista cognitivo mas de impacto social. Nós, educadores, queremos trabalhar com uma geração de crianças e famílias que, por onde passem, deixem marcas e causem impacto em todas as esferas da sociedade, não apenas no meio acadêmico.”

 

Revela-se uma apaixonada pela profissão e destaca a satisfação de estar cumprindo a missão, buscando ser um instrumento positivo de transformação na vida da criança, da família e da sociedade. Homenageia os pais, que a apoiaram e investiram na sua formação, e o marido que, da mesma forma, demonstra apoio em todos os momentos, sendo suporte para que possa enfrentar os desafios do dia a dia. “Sem ele, não poderia executar a missão a mim confiada, a aliança estabelecida no casamento é fundamental.” Não deixa de citar seus líderes apostólicos, Adriano José e Daniela. “eles me ensinam, treinam, corrigem e incentivam a perseguir o propósito de vida que a mim foi confiado por Deus.”

 

Conciliar trabalho, casa e família tem sido um desafio diário, mas estabelecer as prioridades corretas, ter foco e fé se tornaram fundamentais na rotina da psicóloga. “Quando optei pela carreira, eu me propus a ser referência na área da educação, desenvolvendo um trabalho de excelência com base nos princípios da palavra de Deus. Em um mundo com valores tão controversos, resgatar os valores eternos da palavra de Deus é essencial. Cito o texto de Colossenses 2:2 e 3: Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.”

 

Cerca-se de conhecimento na área e reforça a tese de que todos os países que se voltam e investem significativamente na educação nos primeiros anos da infância colhem bons frutos ao longo de gerações, como Suíça, Suécia e Finlândia. “Despontam como os lugares onde se tem a melhor educação do mundo, o que reflete em todas as outras áreas, economia, política, e na sociedade com um todo”, conclui.