entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

JOSÉ ANTONIO CORDEIRO CALVO

ADVOCACIA

REDES SOCIAIS

Localização

LONDRINA PR

“Uma sociedade livre só é possível com um poder judiciário independente e forte e com advogados para postular em defesa dos direitos e garantias dos cidadãos, pois são indispensáveis à administração da justiça (art. 133 da Constituição Federal)”.

 

José Antonio Cordeiro Calvo é formado em Direito na Universidade Estadual de Londrina, turma de 1983. Nascido em Siqueira Campos (PR), é casado, tem três filhas e dois enteados: Rafaela Simões Calvo, 29 anos, Eduardo Azzani dos Santos, 21 anos, Leonardo Azzani dos Santos, 19 anos, e as gêmeas Luisa Maria Garcia Calvo e Maria Vitória Garcia Calvo, 17 anos.  Uma família bonita e unida, “e com enteados que considero filhos”, como ele faz questão de ressaltar.

 

Chegou a Londrina em 1969, ingressou na faculdade de Direito aos 16 anos, completando 34 anos de atuação no mercado em 2018. “Quando entrei na faculdade, fiz três testes de aptidão profissional, que me deram a direção da carreira. Naquela época, não havia profissionais do Direito na minha família”, explica Calvo, que relata ter vivido muitas experiências ao longo de três décadas de profissão, sendo em sua maioria positivas e que acrescentaram conhecimento. Para ele, a cada final de processo bem-sucedido, o sentimento é de dever cumprido, “da prática do bem e da ética”.

 

No texto, ele homenageia o Doutor João Tavares de Lima, responsável pelo seu primeiro estágio num escritório de advocacia (durante quatro anos e meio da faculdade), e o Doutor Júlio Cesar Nalim Salinet, responsável pela sua primeira oportunidade como advogado assistente. “Devo a eles o apoio e os ensinamentos recebidos.”

 

Com especializações em Direito Civil e Processo Civil (UEL), o advogado revela que a advocacia não para: “Enquanto a cabeça raciocinar, continuarei trabalhando e, sobrando tempo, escrevendo alguns livros, repassando a minha experiência de vida”. 

 

Estudioso e dedicado à profissão, não deixa de participar, anualmente, de congressos, destacando o Congresso Brasileiro de Direito Constitucional e Cidadania, realizado em Londrina. Para ele, é imprescindível se atualizar e pesquisar. “A advocacia está mudando rapidamente. Para muitos, ela está em extinção por força dos robôs e da tecnologia da inteligência artificial, pois os conflitos podem ser julgados por programas ou sistemas robotizados. Entretanto, discordo veementemente, pois nenhuma máquina ou sistema informatizado pode substituir a equidade (bom senso), a avaliação humana dos fatos e a interpretação do Direito fundada na percepção humana, as quais são impossíveis para algoritmos com informações e padrões de legislação e jurisprudências pré-estabelecidos ou mesmo precedentes apenas. O Direito é dinâmico e borbulhante, razão da necessidade de defesa das diversas hipóteses e teses jurídicas, pela perspectiva e sensibilidade humana inclusive para forçar a alteração do ordenamento jurídico.”

 

Várias foram as conquistas de seu escritório, mas José Antonio Cordeiro Calvo cita uma em especial, que faz questão de relatar: “Defendendo tese contrária à entidade sindical que possuía a seu favor a norma da convenção coletiva de trabalho que proibia expressamente o trabalho no primeiro sábado do mês de dezembro, postulei perante o judiciário trabalhista o direito ao trabalho dos vendedores de uma loja que tinham no primeiro final de semana de dezembro a grande oportunidade de aumentar seus rendimentos com comissões pelas vendas, quando a sociedade havia recebido o dinheiro do 13º salário (1ª parcela) e o salário de novembro, fundado no princípio constitucional do valor social ao trabalho, previsto no art. 1º da Constituição, que se sobrepunha à norma coletiva. Nessa oportunidade, conseguimos a liminar, sendo que a loja abriu no sábado (única em Londrina) e os vendedores tiveram suas comissões por vendas muito elevadas, reforçando seus orçamentos para as festas natalinas e férias de janeiro”.

 

Nos fins de semana, prioriza o tempo com a família. Gosta de cinema, música, livros e seriados de televisão. Considera as viagens indispensáveis para enriquecer o conhecimento e trocar experiências. Durante a semana, a dedicação é voltada para o escritório, situado na rua José Oiticica, no Jardim Los Angeles, local privilegiado em Londrina, onde trabalha desde 2001.

 

Apaixonado pelo Direito, diz que optou pela profissão visando praticar o bem e mudar a vida das pessoas, e que ser reconhecido e aprovado por seus clientes é sempre um objetivo, gerando a sensação de plena realização e opção assertiva. Se pudesse escolher uma manchete nos meios de comunicação, conclui: “Certamente seria: ‘A sociedade só é livre com judiciário e advocacia fortes e independentes’”.